Sobre

Fashion Connection B. A.: um blog de quem tem o que dizer

Como se dá a construção de uma marca de moda? Como as revistas da área enfrentam hoje o desafio de relacionar-se com o público? A chamada comunicação 360 graus é acessível a todas as empresas? Quais as saídas para o gerenciamento de crise por parte da assessoria de imprensa? O profissional de moda pode desenvolver o seu lado empreendedor? Quais os caminhos do processo criativo de um designer de moda?

Estas questões foram o ponto de partida para boa parte do conteúdo que você encontra aqui em Fashion Connection B. A., iniciativa da disciplina Jornalismo de Moda do Curso de Pós Graduação “Comunicação e Cultura de Moda”, do Centro Universitário Belas Artes.

Ao longo do programa da Disciplina, especialistas em diferentes temas ligados à Moda e à Comunicação foram convidados a apontar caminhos para a reflexão, compartilhar experiências e, por que não, fazer provocações ao seleto grupo de jovens profissionais integrantes deste Programa de Pós Graduação. O resultado você encontra aqui nessas páginas virtuais que propositalmente extrapolam o limite de tempo e espaço e cujo teor transita entre a dinâmica do mercado e o olhar meticuloso da academia.

Trata-se de uma experiência que se aprimora e que teve início em 2009, quando desenvolvi a proposta do Laboratório de Produção Textual no meio acadêmico em que atuo. O projeto é permeado por aspectos do fazer Jornalismo: da notícia à crítica, da pauta à edição, do levantamento de dados à construção da argumentação, elementos sem os quais não se pode ganhar espaço na cena da informação.

Nesse contexto, a presença dos especialistas foi essencial para o enriquecimento da proposta. Por isso, agradecemos aos profissionais que generosamente trouxeram valiosa contribuição ao nosso Laboratório de Produção Textual. São eles: Andreia Meneguete, Jussara Romão, Lilica César Mattos, Luís Tadeu Dix, Márcia Graff e Paulo Henrique Monteiro, e Mariana Vianna.

Fashion Connection B.A. surgiu como ideia e ganhou corpo com o estímulo incondicional da Profa Me. Jô Sousa, Coordenadora do Curso “Comunicação e Cultura de Moda”, e também com o importante apoio da Gerência de Pós-Graduação, na pessoa da Profa Dra. Lúcia Pirró.

A Equipe de Jornalismo de Moda do Fashion Connection B. A. foi formada nessa etapa por: Catarina Assis, Fabiana M. Okawati, Gabriel Sanchez, Gabriella Silveira, Gabrielle Barbosa de S. Carvalho, Ingrid Torres, Isabela Almeida, Lívia Valler Celeri, Marcella Ciasca Formiga, Maria Clara Cruz, Mariana Hallage, Marianne Pimentel, Michele Simões dos Santos, Samar Hammoud. Temos que citar também a participação da jornalista e ex-aluna do Curso “Comunicação e Cultura de Moda”, Débora Ortolani, que dedicou sua expertise em Mídias Sociais para a elaboração do layout do blog.

Fashion Connection B.A. surge com o objetivo de contribuir com todos os que fazem da moda o seu ofício e veem aí um vasto horizonte de pesquisa, reflexão e entendimento do dinamismo que constitui a contemporaneidade.

 

Profa Me. Eleni Kronka, jornalista e Editora Executiva da Revista World Fashion +Varejo e Docente do Curso “Comunicação e Cultura de Moda” do Centro Universitário Belas Artes SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s