Design e marketing contribuem para a construção da marca

Por Fabiana Mayumi Okawati

 

Quais são os caminhos que levam à construção de uma marca de moda, no mercado local e global? Essa e outras perguntas conduziram a explanação do consultor de marketing Luís Tadeu Dix, que atua no mercado há mais de 30 anos.

Como consultor, tem seu trabalho totalmente focado na construção da marca de Cristais Preciosa para o mercado brasileiro.

Sediada na República Checa, a Preciosa é uma empresa pioneira em fabricação de vidro e lapidação de cristal. Atuando basicamente nas vendas por atacado, a empresa exporta para todo o mundo pedras lapidadas para a fabricação de joias, artigos de moda, além de elementos para decoração – entre objetos decorativos e luminárias.

Luís Tadeu Dix apresentou para a turma de Jornalismo de Moda, do Curso de Pós Graduação “Comunicação e Cultura de Moda”, um horizonte novo para alguns de nós, cuja formação é voltada para o Design de Moda. Pessoalmente, coloquei especial atenção no tema do Composto de Marketing, tentando aprofundar na compreensão do que se conhece como os 8p’s, isso é: pessoas, processos, programa, performance, produto, preço, praça, promoção.

Outro aspecto interessante é o caminho para conquista do cliente, através dos 5 sentidos, o que de forma intuitiva, supõe: sedução, emoção, sinestesia, encantamento, e o excitar o consumidor, despertando-o para a compra.

Segundo o consultor, não basta a empresa produzir roupas com um ótimo acabamento ou com um tecido de melhor qualidade com um design encantador. A empresa vende uma imagem, um estilo de vida.

A performance da empresa, a localização de sua loja física ou mesmo se adotará a forma de vendas online, com a consequente experiência de compra que proporciona ao cliente, tudo isso são aspectos que, na totalidade, devem “fazer sentido” e contribuir para a identidade da marca.

A experiência que fica para mim desse contato com o mundo das decisões do marketing é que também para o profissional da criação do produto é que somente conhecendo o público-alvo é possível criar produtos atrativos e coerentes com a proposta da marca.

Anúncios

Um comentário sobre “Design e marketing contribuem para a construção da marca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s